top of page
Buscar

O não de Deus

Todos nós fazemos planos para nossa vida, sejam grandes metas a longo prazo ou planos simples, como marcar um café com um amigo. Porém, não importa quão grandes ou pequenos, ousados ou triviais, nossos planos sejam, eles devem estar verdadeiramente submetidos a Deus, de forma que nossos corações descansem no "sim" que vem do Pai e também no "não", como nos é ensinado em Provérbios 16.1:


"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor"


Muitas vezes, nosso coração é tão enganoso que nos convencemos de que, de fato, entregamos nossos planos a Deus, mas, na verdade, estamos colocando Ele como um gênio da lâmpada que precisa dar o aval para os planos que fazemos. Porém, confiar em Deus implica diretamente em estarmos prontos para o "não" e para o "sim", mesmo quando nós não conseguimos entender ou não vemos como isso pode ser melhor do que o que queríamos.


Nem sempre os planos de Deus irão agradar nosso ego, mas devemos nos lembrar que, tanto o "sim" como o "não" de Deus, serão a melhor forma de glorificá-Lo. Ainda que não tenhamos nossos desejos atendidos, a mão de Deus está sobre nós e sobre nosso futuro, e, como costumamos esquecer parcialmente, o Senhor continua cuidando de nós e tem o melhor para nós. Devemos sempre nos alegrar no cuidado e nas respostas dEle!


Nosso temor ao Senhor deve se estender a ponto de nos fazer entender que Ele é soberano e Teus rumos para nossa vida, apesar de nem sempre serem confortáveis a nossos olhos, servem para refletir a luz dEle e nos tornar mais parecidos com Ele. Como está escrito em João 3.30, "Ele deve se tornar cada vez mais importante e eu, cada vez menos.", nossos planos devem ser menos importantes para nós do que a vontade do Pai para nossa vida.


Isso não quer dizer que não podemos orar para que Deus abençoe nossos planos, nós temos que fazer isso! Mas também devemos orar para que Deus não os cumpra caso não seja da vontade dEle. Precisamos ser humildes e colocar nossa obediência e confiança em Deus acima dos nossos desejos. Afinal, o Criador sabe o que é melhor para nós.


Por fim, devemos nos lembrar de Cristo, o qual, em Mateus 26.39, submeteu-se totalmente aos planos do Pai, sofrendo a morte de cruz para que a vontade do Pai prevalecesse. E isso deve nos motivar a sermos obedientes como Ele!


O "não" de Deus não significa que Deus não nos ama! Muito pelo contrário, significa que nossos planos, mesmo sendo bons aos nossos olhos, não vão nos levar para onde Deus quer que nós estejamos: um lugar que Ele preparou para nós e é onde o Pai, Senhor sobre todas as coisas, quer nos levar para sua glória.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page