top of page
Buscar

O Pai das misericórdias

  • siteieca
  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura

Você já se pegou pensando em como o Deus gracioso e misericordioso que enviou Jesus para nos salvar é o mesmo que mandava várias pragas, um dilúvio, fogo e enxofre dos céus sobre Sodoma e Gomorra e até chegava a exilar seu povo por tanta desobediência?


Por mais que, muitas vezes, olhemos para essas atitudes e achemos que Deus era mais severo no antigo testamento e no novo, Ele se torna mais compassivo, não podemos dizer que a misericórdia de Deus foi algo que se desenvolveu ao longo do tempo. Isso porque Ele é misericordioso e esta não é uma qualidade como nós, humanos, temos, onde podemos buscar produzir em nós tal característica. A misericórdia de Deus é algo que Ele é e, sendo Ele eterno, é parte da essência de Deus! Não é algo que se iniciou ou amadureceu, a misericórdia dEle sempre existiu nEle!

Em Oseias, no antigo testamento, Israel andava em completa rebeldia, cometendo diversos pecados contra o Senhor, como idolatria, assassinatos, mentiras, corrupção, entre outros. Ao ler esse livro, nossa imaginação nos leva a um julgamento feroz desse povo e de toda sua iniquidade.


Porém, Deus nos surpreende ao dizer através do profeta Oseias que "O meu coração está enternecido, despertou-se toda a minha compaixão. Não executarei a minha ira impetuosa, não tornarei a destruir Efraim. Pois sou Deus, e não homem, o Santo no meio de vocês. Não virei com ira." (Oseias 11.8b-9). Quanta misericórdia imerecida! Lado a lado, o amor, a compaixão e a misericórdia agem adiando a sentença de morte que eles deveriam ter pelo pecado.


Mas, de maneira mais inesperada ainda, Deus derrama sua graça sobre nós, revelando seu grande ato de misericórdia através de Jesus!


 "Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões - pela graça vocês são salvos." (Efésios 2.4-5)


Em Cristo, podemos desfrutar desse atributo grandioso do Pai, tendo a certeza de que a nossa sentença foi paga por um preço alto e que cabe a nós, então, crer! Ainda que a misericórdia de Deus não possa ser explicada, creia, porque hoje você vive por causa dela!


Que a Palavra do Senhor, desde o antigo testamento até o final do novo em apocalipse, seja um lembrete diário desse atributo maravilhoso de Deus e que todos os dias possamos deitar dizendo: Quanta misericórdia imerecida!

 
 
 

Comments


bottom of page