top of page
Buscar

O que vão dizer?

O filósofo Jean-Jacques Rousseau defendia que o ser humano é um ser social por natureza. E nós, cristãos, ao lermos a Bíblia, entendemos que, de fato, os seres humanos foram criados para viver em relacionamentos, que devem ser para a edificação mútua e para a glória de Deus. No entanto, o pecado transforma nossas relações com as pessoas e uma forma corrompida dos relacionamentos pode ser vista muito comumente entre as pessoas: o temor do homem!


Temos medo das pessoas quando as enxergamos como mais poderosas e importantes do que Deus. Na Bíblia, temos exemplos claros de pessoas que temeram mais as pessoas do que de Deus, como Pedro ou Abraão. Isso porque a punição, rejeição, humilhação e opressão que as pessoas poderiam causar a eles, em suas mentes, parecia maior que o que nosso Deus podia fazer.


Da mesma forma, muitas vezes estamos mais preocupados em causar uma certa impressão nos outros do que em refletir se estamos cometendo algum pecado diante do Senhor. Mateus nos adverte sobre isso ao dizer: “Não temam os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; pelo contrário, temam Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” - Mateus 10.28.


Deus é Aquele que nos protege e nos aceita, Aquele que nos limpa dos nossos pecados e desfaz a vergonha. Por isso, devemos constantemente nos lembrar que esse Deus é maior que homens e que nossa obediência e submissão devem ser primeiramente a Ele. Uma vez que, “Quem tem medo dos homens cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor vive tranquilo, pois sabe que está bem protegido” (Provérbios 29.25), a compreensão de quem o Senhor é e de que o Criador é maior que a criação, nos leva descansar Nele e temer a Deus ao invés de temer às pessoas!


Precisamos, então, tomar a Palavra de Deus como mais importante que as opiniões ou ordens humanas, lembrando-nos de que, no fim, prestaremos contas a Deus. Além disso, nosso coração deve entender que agradar a Deus é mais importante que agradar pessoas. Dessa forma, o único que nos define é o único que merece nossa devoção. Logo, devemos ter nossa confiança em Deus, ao invés de confiar na aprovação de pessoas.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page