top of page
Buscar

Perseverança na fé e a importância do apoio mútuo

Uma reflexão baseada em 1 Tessalonicenses 3

O capítulo 3 de 1 Tessalonicenses fala sobre a preocupação de Paulo com o efeito da perseguição, que sofria por conta do evangelho, na igreja de Tessalônica, com receio de que por isso eles desanimassem. Então, pediu ao seu colaborador Timóteo que fosse visitá-los com o objetivo de encorajá-los na fé.

 

"Portanto, uma vez que não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas, mas enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e encorajá-los na fé, a fim de que ninguém seja abalado por essas tribulações." (1 Tessalonicenses 3:1-3a).

 

Após a visita de Timóteo, Paulo fica contente em saber que os irmãos da igreja estavam firmes na Palavra e esse testemunho de fé e amor deles incitava ainda mais o anseio do apóstolo em estar junto com eles novamente.

 

Esse capítulo nos ensina como precisamos encorajar uns aos outros a permanecer firmes no evangelho. Paulo demonstrava grande afeto e preocupação com a vida dos tessalonicenses ao ponto de, em meio às perseguições que estava passando, escolhe ficar sozinho em Atenas e enviar um de seus colaboradores para cuidar da igreja ao invés de vê-los enfraquecerem na fé.


Além disso, mostra como a comunhão e o apoio mutuo tem um papel importante no fortalecimento da fé em meio às tribulações. A igreja continuava crescendo espiritualmente e isso motivava Paulo em seu ministério e no desejo de presenciar pessoalmente o amadurecimento dos irmãos de Tessalônica.

 

O capitulo se encerra com uma oração fervorosa de Paulo pelos tessalonicenses, pedindo para que continuassem a crescer em amor uns para com os outros e mantivessem o coração irrepreensível perante o Senhor; e reforçando nosso papel como cristãos em orar pela vida de cada irmão e de como essa simples ação tem poder para nos fortalecer, encorajar e proteger em meio às diversidades.

 

"Que o próprio Deus, o nosso Pai, e o nosso Senhor Jesus preparem o nosso caminho até vocês. Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns pelos outros e por todos, tanto quanto o nosso por vocês. Que ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante do nosso Deus e Pai na vinda do nosso Senhor Jesus com todos os seus santos. Amém." (1 Tessalonicenses 3:12-13).

 

Dessa forma, a perseverança diante das tribulações e o amor uns para com os outros devem ser marcas inextinguíveis da nossa jornada cristã. Assim, unidos em um só corpo em Cristo, possamos enfrentar qualquer desafio, confiantes na promessa dAquele que nos fortalece, que nos impulsiona a vivermos de maneira digna do Evangelho, firmes, irrepreensíveis e transbordantes de amor, até a vinda gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Inspirados pelo exemplo de Paulo e dos tessalonicenses, entendemos que a caminhada cristã não é feita para ser vivida sozinha e que temos um papel fundamental na vida de nossos irmãos em Cristo. Papel este: de fortalecer na fé, sustentar pela comunhão, encorajar mutualmente e orar incessantemente uns pelos outros.

Que tal, hoje, pensar em alguém que precise de encorajamento e coloca-la na sua lista de oração essa semana?

 

 

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page