top of page

Artigos > Gilmar Amaral > Bondoso sim, bonzinho não!

Bondoso sim, bonzinho não!

Gilmar Amaral

Dezembro de 2014

 

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. Efésios 4:32.

 

Por mais que a Palavra de Deus seja clara com relação à maldade que habita o ser humano, é bastante comum depararmos com pessoas que crêem piamente que são bons e que por isso merecem ir para o céu. O pior é que tais pessoas vivem a vida inteira crendo nisso e descem à sepultura com essa falsa esperança. Com isso vão viver a eternidade longe de Deus.

 

A Bíblia também traz uma orientação para os que são salvos pela graça. Como observamos no texto que bondade é um fruto do Espírito. Ou seja, sai o foco colocado em nós mesmos e entra o foco colocado nos outros. Quem é movido pela bondade é cuidadoso no modo como trata as pessoas ao seu redor. Mesmo quando precisa dizer coisas duras, a pessoa o faz com muito cuidado. A pessoa bondosa preocupa-se em suprir as necessidades do momento mesmo que não seja essa a sua obrigação. A pessoa bondosa coopera, é flexível, e não é obstinada, relutante ou teimosa. A pessoa bondosa normalmente toma a iniciativa, nunca espera o outro dar o primeiro passo. Quando se depara com situações difíceis, normalmente esbanja um sorriso e sai do seu lugar para oferecer ajuda.

 

Jesus descreveu criativamente a bondade de um homem em Lucas 10, ao contar a parábola do bom samaritano. Nela, um homem atacado por assaltantes foi deixado quase morto numa estrada deserta. Um sacerdote e um levita, respeitados pelo povo, passaram ao largo, decidindo não parar para ajudar. Mas o samaritano, um homem de uma etnia cujo relacionamento com os judeus era marcado pelo ódio e crueldade mútuos, viu o homem ferido e parou para ajudá-lo. Tomando a iniciativa, esse samaritano demonstrou a bondade verdadeira de todas as maneiras possíveis.

 

Você que está lendo este artigo: a sua vida reflete este fruto do Espírito no seu dia a dia? As pessoas se sentem bem ao seu lado? Sua família, seus colegas de trabalho ou de escola, seus vizinhos, o identificariam como sendo uma pessoa bondosa?

 

Temos a tendência de nos fecharmos em nosso "mundinho", usando um discurso totalmente mundano, que diz: “Hoje em dia não dá para confiar em ninguém”. Usamos essa expressão para nos sentarmos em nossa poltrona aconchegante e passarmos horas em frente à nossa televisão de 40 polegadas. E deixamos de ser um instrumento nas mãos de Deus. “Cada um cuide, não somente de seus interesses, mas também dos interesses dos outros. A mesma de Cristo Jesus”, Filipenses 2.4,5. Vamos orar e pedir a Deus que nos ajude a praticar o versículo de Efésios 4:32.

Autor

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

É permitido a divulgação deste texto, desde que informado os créditos de autoria, tradução e copyright.

Gilmar Amaral

 

Pastor auxiliar da IECA, é responsável pelo ministério de Evangelismo e Plantação de Igrejas. Trabalha na congregação em Terra Preta.

bottom of page