top of page

Artigos > Roberto Poquiviqui > Precisa? Peça!

É permitido a divulgação deste texto, desde que informado os créditos de autoria e copyright.

Precisa? Peça!

Roberto Poquiviqui

Junho de 2014

 

Conta-se que viajavam num pequeno avião 3 passageiros: um homem muito inteligente, um escoteiro e um pastor. Enquanto o escoteiro falava das suas boas ações e o pastor de suas tarefas, o inteligente orgulhava-se de saber tudo de tudo. Aconteceu que o frágil avião sofreu uma avaria. O piloto disse: “Temos aqui 3 paraquedas. Um é para mim. Os outros 2 são para vocês 3. Combinem o que fazer”, e saltou. O inteligente disse: “sou uma pessoa importante, e o mundo precisa da minha sabedoria.” Pegou, então, um paraquedas e saltou. Com muita tristeza o pastor disse: “Meu jovem, eu já sou idoso. Você tem toda vida pela frente. Fica com o segundo paraquedas para você.” O escoteiro respondeu-lhe: “Não é necessário, pastor. Temos 2 dois paraquedas; o inteligente saltou com a minha mochila.” 

 

A verdadeira sabedoria é capaz de perceber o que é mais importante nas situações da vida, fazendo opções sem se fechar apenas em seu próprio conhecimento (Rm 12.16).

 

A sabedoria verdadeira não pode ser adquirida nos meios acadêmicos, e nem na escola da vida, mas somente em Deus. É disso que você precisa! Se você pautar sua vida na sabedoria terrena, estará em sérios apuros.

 

A Bíblia nos diz que as características da sabedoria humana são: terrena, animal e demoníaca. As manifestações desta sabedoria são terríveis: inveja amargurada, sentimento faccioso (brigas, confusão). Leia Tiago 3:13-18

 

Você precisa da sabedoria que vem de Deus. Ela é pura, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem fingimento. Imagine estas coisas presentes na sua casa? Como seria sua igreja se você vivesse assim?

 

Uma pessoa sábia manifesta em seu procedimento esta virtude. Não se limita apenas às palavras, mas se dá nos atos de uma vida correta. É um discernimento que leva a um comportamento adequado.

Então, como deve ser esta busca pela verdadeira sabedoria? Veja Tiago 1.5-8:

- deve ser na fonte certa: Deus - "peça a Deus"

- deve ser com fé - "peça, porém, com fé, em nada duvidando"

- deve ser com determinação - não sendo "homem de ânimo dobre, inconstante"

Precisa de sabedoria? O que está esperando? Peça a Deus. Comece agora! 

 

A Bíblia é o livro de sabedoria ao seu dispor. A oração é a ferramenta que o ajudará a entender e aplicar esta sabedoria em sua vida.  Ore e peça.

Autor

Roberto Poquiviqui

 

Pastor auxiliar da IECA, é responsável pelo ministério de Ensino e Consolidação da congregação Cerejeiras.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page