top of page

Doutrina das Escrituras

Cremos nos 66 livros das Escrituras divididos em Antigo e Novo Testamentos. E que os 66 livros das Escrituras são Revelação Específica de Deus. Cremos que esta revelação foi inspirada por Deus, verbal e plenamente, sendo inerrante e infalível nos seus originais. As Escrituras são a única regra de fé e prática. Cremos que as Escrituras não podem ser discernidas sem o ministério de iluminação do Espírito Santo, nem adequadamente interpretadas sem o método literal, histórico e gramatical.

 

Doutrina de Deus

Cremos no único Deus vivo e verdadeiro, que Ele é espírito, pessoal, o criador e sustentador de todas as coisas. Cremos que Deus é perfeito em todos os seus atributos e o único digno de adoração e obediência. Cremos que Ele é único em essência e que subsiste em três pessoas, a saber: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. São obras específicas do Pai a autoria dos decretos, a eleição, a comissão do Filho e a disciplina de seus filhos.

 

Doutrina de Jesus Cristo

Cremos que Deus, o Filho, fez-se carne na pessoa de Jesus de Nazaré, o prometido Messias de Israel, que foi concebido sobrenaturalmente pelo Espírito Santo e nascido de Maria, ainda virgem. Cremos que Jesus Cristo é totalmente Deus e perfeitamente homem. Cremos nas Suas palavras, atos e na Sua vida sem pecado, conforme descrito nas Escrituras.

Cremos que Jesus Cristo morreu voluntariamente como sacrifício substitutivo pelo homem, ressuscitou corporalmente, subiu ao céu, está assentado à direita do Pai, sendo nosso único mediador, e voltará em glória.

 

Doutrina do Espírito Santo

Cremos que o Espírito Santo é uma pessoa da Triunidade, da mesma essência do Pai e do Filho. Que o Espírito Santo glorifica ao Pai e a Jesus Cristo. Cremos que o Espírito Santo é agente na revelação, inspiração e iluminação das Escrituras. Ele é o Conselheiro que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo; que regenera, batiza e preserva o salvo até o dia da redenção. Cremos que a presença do Espírito Santo é permanente e incondicional, tanto no Corpo de Cristo como em cada membro deste corpo, e que esta presença é um fato e não uma experiência a ser procurada. Ele distribui, como deseja, dons espirituais aos crentes, para a edificação da Igreja. Cremos que o Espírito Santo anseia controlar os que Ele habita.

 

Doutrina dos Anjos

Cremos que os anjos são seres espirituais, criados e organizados. Cremos que os anjos que não se rebelaram permaneceram puros, voltados à adoração a Deus e à execução de Suas ordens.

 

Doutrina dos Demônios

Cremos na existência de Satanás, um ser angélico criado por Deus, que caiu por soberba e liderou uma grande companhia de anjos numa rebelião contra Deus. Estes anjos rebeldes se tornaram impuros e banidos por Deus de suas posições. Estes anjos impuros são os demônios e que estão organizados sob Satanás, que é o deus deste século. Cremos que Satanás e os demônios estão engajados numa luta contra a pessoa, os propósitos e a criação de Deus. Que eles podem apossar-se de seres humanos não regenerados e dos irracionais, e podem oprimir, mas não possuir os salvos. Cremos que Jesus Cristo triunfou na cruz sobre Satanás e os demônios e que estes estão julgados e condenados à punição eterna no Lago de Fogo.

 

Doutrina do Homem

Cremos que o homem foi criado por Deus, à Sua imagem e semelhança, como um ser racional, imortal, moral, emocional e espiritual. Cremos que Adão e Eva são pessoas históricas e pais de todos os seres humanos. Cremos que o homem é basicamente um composto unitário de duas substâncias: material e imaterial. As Escrituras demonstram que a substância material possui um aspecto (corpo) e que a substância imaterial possui vários aspectos (alma, espírito, coração, mente, entre outros). Cremos que todos os homens, pela transgressão de Adão e por seus próprios pecados, são totalmente depravados. E que a imagem e semelhança de Deus no homem foi desfigurada pelo pecado. Cremos que fora da graça de Deus, o homem está totalmente perdido e caminha para a separação eterna de Deus no Lago de Fogo.

 

Doutrina do Pecado

Cremos que pecado é qualquer pensamento, palavra ou prática que afronta o caráter santo de Deus e sua vontade. Cremos que pela transgressão de Adão, o pecado entrou no mundo tornando seus descendentes igualmente culpados e corrompidos, e degenerando a criação. Cremos que o pecado leva o homem ao rompimento de sua relação com Deus. Cremos que o pecado traz punição por parte de Deus, resultando em morte física, espiritual e eterna.

 

Doutrina da Salvação

Cremos que Deus, pela Sua infinita graça, providenciou para o homem perdido a salvação da condenação eterna, enviando Seu Filho como sacrifício pelo pecado, para morrer no lugar do pecador. Cremos que o sacrifício de Cristo aplacou a ira de Deus e satisfez Sua justiça, tornando pacífico Seu relacionamento com o mundo e providenciando assim a redenção do homem. Cremos que o sacrifício de Cristo tem poder para salvar toda humanidade mas é eficaz para os eleitos. Cremos que o meio escolhido por Deus para a salvação do homem é o arrependimento do seu pecado e a fé no sacrifício de Cristo. Cremos que todo homem alcançado pela salvação é herdeiro da vida eterna, condição esta que jamais será capaz de perder.

 

Doutrina da Vida Cristã

Cremos que todo regenerado por Jesus Cristo deve andar em amor, fé e esperança. Cremos que todo regenerado deve ser um servo comprometido com uma vida de adoração, conduta e serviço que glorifiquem a Deus. Que esta vida só é possível pela obediência às Escrituras, submissão ao Espírito Santo e à prática da oração. Cremos que todo regenerado por Cristo, enquanto neste corpo, ainda peca, assim sendo necessária a prática da confissão dos seus pecados.

 

Doutrina da Igreja

Cremos que a Igreja de Jesus Cristo é um organismo universal e invisível, por Ele instituído, composto de todos os regenerados desde o Pentecostes até ao Arrebatamento. Cremos na sua expressão local formada por um grupo de pessoas convertidas ou não, todas debaixo de sua organização. Cremos que a Igreja é o instrumento de Deus na atual dispensação, e seu cabeça é Cristo. Cremos que a missão da Igreja é fazer discípulos de Jesus Cristo pela proclamação da Palavra de Deus, sendo uma comunidade de fé, amor e esperança. Cremos que esta missão realiza-se através de Igrejas locais. Que cumprem as ordenanças de Jesus batizando e ministrando a Ceia do Senhor aos conversos. Que são governadas soberanamente pela assembléia de seus membros, os quais elegem uma liderança de Pastores e Presbíteros composta de homens maduros, e por diáconos/diaconisas. Que esta Igreja local deve pastorear, receber, edificar e disciplinar os seus membros.

 

Doutrina das Últimas Coisas

Cremos na distinção entre Israel e Igreja, no remanescente fiel de Israel para o cumprimento dos pactos incondicionais. Cremos na iminente volta do Senhor Jesus para o arrebatamento pré-tribulacional de Sua Igreja. Cremos na Tribulação como forma de juízo divino, e no Tribunal de Cristo, como forma de galardoar a Sua Igreja. Cremos na segunda vinda de Jesus, pessoal, física e visivelmente antes do milênio para a implantação do Seu Reino. Cremos que haverá a Primeira Ressurreição que é a dos justos para a vida eterna, e a Segunda Ressurreição, que é a dos ímpios, que se dará no Grande Trono Branco, para juízo e condenação eterna. Cremos que os salvos, de todos os séculos, viverão eternamente em Novos Céus e Nova Terra, glorificando a Deus.

Doutrina

bottom of page