top of page
Buscar

A conversão de Pedro

Pedro era um pescador que foi chamado para fazer parte do ministério de Jesus. Ele era conhecido por seu temperamento tempestivo e impulsivo, o qual teve sua vida transformada pelo evangelho de Cristo.


Pedro foi um dos poucos discípulos que participou de acontecimentos importantes da vida e do ministério de Jesus na Terra. Ele esteve no momento da transfiguração de Jesus (Mc 9.2)e no Getsêmani (Mt 26.36-46), um pouco antes da crucificação, lhe foi revelado quem era Jesus: o Cristo, filho de Deus (Mt 16.16). Além disso, ele foi também aquele que teve ousadia de andar sobre as águas ao encontro do seu Mestre, entre diversas outras situações em que obteve papel de destaque.


Entretanto, por sua personalidade forte, Pedro tornou seu percurso cheio de altos e baixos e teve seu auge um pouco antes da crucificação, na Última Cena, onde Jesus avisou aos seus discípulos de que um deles iria traí-lo e todos iriam abandoná-lo. "Pedro afirma: 'Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei'"(Mc 14.29)

Apesar da frase ser bonita, sabemos que Pedro não só abandonou a Jesus, como também negou a ele três vezes, dizendo que não o conhecia, como está escrito em Mateus 26.74b-75: "Imediatamente, um galo cantou. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: 'Antes que o galo cante, você me negará três vezes'. E, saindo dali, chorou amargamente", o que mostra que Pedro reconheceu o que havia feito.


A história não termina com um final triste, mas sim feliz!

Pois Jesus não só perdoou Pedro, como também o enviou para proclamar o evangelho de Cristo ao mundo.

"Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?'. Disse ele: 'Sim, Senhor, tu sabes que te amo'. Disse Jesus: 'Cuide dos meus cordeiros'. Novamente Jesus perguntou: 'Simão, filho de João, você me ama?'. Ele respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que te amo'. Disse Jesus: 'Pastoreie as minhas ovelhas'. Pela terceira vez, Ele lhe disse: 'Simão, filho de João, você me ama?'. Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez 'Você me ama?' e lhe disse: 'Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo'. Disse-lhe Jesus: 'Cuide das minhas ovelhas' (Jo 21.15-17)


Cristo transformou um homem de temperamento instável em um homem que levou muitos à Cristo e que morreu sendo reconhecido, não por ser aquele que negou a Jesus, mas sim aquele que foi martirizado e morto por causa do evangelho. Pedro é a prova real de que Jesus converte uma pedra sem graça, como eu e você, em uma pedra de valor para o Reino dEle.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page