Cansados, temos para quem ir
- siteieca
- 9 de jul. de 2025
- 2 min de leitura

Há dias em que o peso da vida parece nos esmagar. O corpo até segue em movimento, mas a alma clama por repouso. Estamos cansados! Procurando uma fonte onde possamos recarregar nossas forças.
A música "Cansado", do Projeto Sola, expressa com profundidade essa sensação que muitos enfrentam em sua jornada cristã. A letra reflete um coração que, após um longo caminho marcado por lutas e feridas, se aproxima de Deus em busca de redenção e alívio para a alma: "Atrevo-me a chegar / Depois de tanto andar / Com feridas nos pés / E chagas no coração."
Não apenas dor, mas há também o reconhecimento do autor ao confessar sua fragilidade e dependência, em uma oração sincera e humilde, de quem entende que precisa de Deus para viver: “Cansado venho a Ti / Imploro o Teu favor / Tem compaixão de mim / Sou pobre pecador.”
O pastor Paul Washer nos lembra que precisamos dos dias difíceis para aumentar nossa dependência de Deus e reconhecer que somente Sua graça é suficiente para nós. É nesse cenário de exaustão e entrega que o clamor do salmista no Salmo 42 é citado na canção: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus”. Assim como a corça não pode sobreviver sem água, a alma humana não pode sobreviver sem Deus.
O salmista continua o texto em meio a súplicas e profunda dor, sendo ainda questionado por todos ao redor: "E o seu Deus, onde está?". Mas, ao invés de desistir, ele reconhece a onipresença do Senhor ao declarar "Pra onde me ausentarei do teu Espírito? / Pra onde fugirei da tua face? / Se subo aos céus, lá estás / Se faço a minha cama no mais profundo abismo/ Lá estás também/ Se tomo as asas da alvorada / E me detenho nos confins dos mares / Ainda ali a tua mão me guiará / E a tua mão direita me suster". E, ainda, reforça à sua alma enfraquecida em quem deve colocar sua esperança: "Por que você está abatida, ó minha alma? / Por que se perturba dentro de mim? / Espere em Deus, pois ainda o louvarei / A Ele, meu auxílio e Deus meu."
Haverá dias em que estaremos sobrecarregados e exaustos, e que a perspectiva à frente é de tremenda aflição, mas a verdade que deve nos sustentar é de que encontraremos ânimo e vigor as nossas almas ao se aproximarmos do Senhor : “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11.28).
Se o cansaço te venceu, não se esconda, corra para os braços d’Aquele que nunca se cansa. O mundo pode não entender a sua dor, mas o Senhor sabe do que precisa. E no meio do seu deserto, há um Deus que sussurra: “Por isso, não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a destra da minha justiça”. (Is 41.10).
Portanto, “Sejam fortes, todos vocês que esperam no Senhor!” (Sl 31.24)







Comentários