top of page
Buscar

Coragem para permanecer

Uma reflexão baseada em 1 Tessalonicenses 2

A primeira carta de Paulo aos tessalonicenses, diferente da maioria das cartas paulinas, não apresenta tanto ensinamento teológico e prático, mas sim grande agradecimento e alegria pela igreja ter continuado firme apesar da sua ausência forçada devido às perseguições que sofria por líderes judeus e romanos incomodados com seu ministério (1 Tessalonicenses 2.2a).


Esse contexto opressivo não foi capaz de interromper que o evangelho fosse anunciado, tendo em vista que Paulo e seus companheiros continuaram cumprindo com a Grande Comissão, ainda que Satanás tentasse impedí-los (1 Tessalonicenses 2.18). E a Palavra realmente penetrou o coração daquele povo, pois eles a receberam como ela verdadeiramente é, como Palavra do Deus vivo.


O que mais impacta no segundo capítulo da carta, enviada a Tessalônica, é o coração, daqueles que anunciavam, firmado no que é correto. Ou seja, para eles, agradar aos outros não era necessário, já que só lhes importava o que Cristo via em seu coração.


Além disso, estavam tão dispostos em sua missão que o sofrimento que enfrentavam não os abalava, mas os enchia de coragem para permanecerem fortes (1 Tessalonicenses 2.2).


Eles também mantinham sua conduta santa, justa e irrepreensível, tratando todos os tessalonicenses com amor e bondade. E isso revelava não só seus corações, mas a prática do chamado que receberam de Deus para trabalhar para o Reino (1 Tessalonicenses 2.10-12).


Numa época em que a aversão religiosa e as ideologias tornam a intolerância tão presente, você continua firme proclamando o evangelho? Ou você tem parado de cumprir aquilo que foi chamado a viver pelo sofrimento que isso pode te gerar?


Ao pensar sobre isso, precisamos lembrar do valor que Cristo tem para nós, quão precioso foi ser salvo por Ele e como é importante levar essa boa nova às outras pessoas! Deus nunca nos prometeu que não haveria sofrimento a seus filhos, mas uma de suas grandes promessas que traz conforto ao nosso coração é de que Ele está sempre conosco e permanece cuidando de nós, pois a Ele pertence o controle da nossa história. E por isso, temos que buscar ser corajosos e permanecer firmes na missão que nos foi dada. Confie, quando você não se sentir capaz, Deus irá fortalecê-lo!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page