top of page

Doces Palavras

  • siteieca
  • 23 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura


Na fictícia cidade de Serenity, somos imersos numa linda comunidade, onde somos abraçados por amizades sinceras, personagens carismáticos e aprendizados valiosos enquanto assistimos o desenrolar da história.


Ao nos aprofundarmos na narrativa, percebemos que há um marco importante entre cada relação criada em “Doces Magnólias” e que, cada vez que esse marco é desestabilizado, todos ao redor sentem com isso.


O que queremos mostrar, assim como a série, é o quão importante a comunicação é em nossas vidas! Vivemos em comunidade e, por isso, nos comunicarmos se torna algo tão importante! Mas para fazermos isso de maneira saudável e correta temos que tomar certos cuidados.


Ao longo dos episódios, sempre nos deleitamos com as sessões de “pour it out” (momento desabafo), no qual podemos entender o verdadeiro significado de Provérbios 16.24: “As palavras agradáveis são como um favo de mel: são doces para a alma e trazem cura para os ossos”. Ali vemos o quanto a sinceridade envolta com amor acalma, compreende e cura não só mal-entendidos, como verdadeiras feridas entre as amigas Dana Sue, Helen e Maddie.


Como na série, temos que ter cuidado ao nos expressarmos, usando nossas palavras com sabedoria para expressar nossas alegrias, tristezas e chateações. Temos também que agir com paciência, dando ouvidos ao que os outros sentem e sendo compreensíveis com a dor do outro. Dessa maneira, seremos capazes de aplicar o que Tiago 1.19 nos ensina: “Meus amados irmãos, tenham isso em mente: sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar, tardios para se irar.”


Maddie age na maioria das vezes sendo um exemplo de alguém que sabe agir como Tiago nos instrui, pois, mesmo ao longo dos momentos de dificuldade e frustração, ela escolhe ouvir a se fazer ouvida, ela demonstra sabedoria em quando falar e como fazer isso, e por último, mas não menos importante, ela dificilmente se deixa levar pelas emoções que está sentindo, explodindo em cima dos outros.


Isso não quer dizer que ela não erre na comunicação, muito pelo contrário! Assim como nós, ela é humana e acaba se excedendo em alguns momentos que inclusive são retratados na série, mas algo muito importante de se ressaltar é que, ainda que esses poucos, mas existentes momentos aconteçam, ela sempre reconhece que falhou e pede perdão a quem ela o deve.


Admirável? Com certeza! Mas a questão que devemos refletir é: o que tem te impedido de ter uma comunicação saudável e edificante que promove a cura? E mais, se você sabe que errou com alguém em alguma conversa ou por trás das costas de alguém, o que ainda te falta para ir se reconciliar com essa pessoa?


Pense sobre isso e lembre-se que Cristo agiu com sabedoria e paciência com todos os que se comunicaram com Ele, até os mais arrogantes e altivos são tratados com amor e mansidão por Ele. Busque em Cristo e com Ele transbordar doces palavras!

 
 
 

Comentários


bottom of page