Humildade por amor
- siteieca
- 2 de abr.
- 2 min de leitura

Uma das últimas coisas que Jesus fez antes da sua crucificação foi lavar os pés de seus discípulos, inclusive daquele que o trairia. Não é apenas nesse episódio que conseguimos ver como Jesus se coloca numa posição de humildade. Sua humildade o permitiu vir a terra para morrer no lugar daqueles que merecem a morte. Jesus "se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." (Filipenses 2:7-8).
Apesar de Jesus ser Filho de Deus, totalmente digno e poderoso, as atitudes dEle não são apenas humildes, algumas vezes, são até "humilhantes". Na época, lavar os pés de alguém era humilhante.
Atualmente, nós não queremos nos submeter a humilhações ou à condição de inferioridade. No entanto, a Bíblia nos ensina a considerarmos os outros superiores a nós mesmos: "Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo" (Filipenses 2:3). E Jesus foi o maior exemplo disso.
Mesmo perante as ofensas e calúnias direcionadas a Ele durante sua crucificação, Jesus não as rebateu em sua defesa, mas também não mediu esforços em pedir ao Pai que perdoasse seus ofensores. Apesar de não merecer estar naquela situação, Jesus Cristo considerou o plano de Deus como mais importante, humilhando-se em amor.
Nós, porém, muitas vezes, temos uma impressão muito alta de nós mesmos, o que nos impede de nos humilharmos por amor a Deus e aos outros como Jesus se humilhou. Quantas vezes abrimos mão de nossos "direitos" em prol da glória de Deus?
Não podemos perder de vista que o próprio Cristo sempre esteve em posição de humildade, como um servo! Que possamos nos colocar em posição de servos humildes.
Commentaires