top of page
Buscar

Luta contra o irreal

Ao estar sozinho, sua mente vagueia por situações que nunca aconteceram? Você se pega revivendo momentos do passado de maneira diferente, percebendo que poderia ter agido de uma forma mais sensata ou lacradora sobre alguém? Você se vê sonhando acordado com alguém ou algo que você desejaria muito em sua vida, pode ser um amor, uma viagem, um carro dos sonhos?


Por mais que pensar nisso tudo revele alguns desejos sinceros do seu coração, viver imerso nessas ilusões pode ser algo muito perigoso.


Nosso coração é enganoso, Jeremias nos lembra disso em Jeremias 17.9. Então, se o alimentarmos com pensamentos sobre os desejos que ainda não são realidade sobre nossa vida, damos margem para que outros pecados venham a nos atrapalhar. Entre eles temos a impaciência por não estarmos vivendo algo que gostaríamos, a insatisfação, que é uma maneira inconsciente de dizer que os planos de Deus não são bons aos seus olhos, e também a murmuração, onde externalizamos nossa frustração, podendo contaminar outras pessoas com o nosso pecado.


Analisando dessa forma, podemos enxergar que o que cultivamos em nossa mente pode ser raiz para diversos outras formas de desagradarmos a Deus. Então, como eu devo agir se eu tenho a tendência a ser levado(a) a pecar por essas ilusões constantemente?


Primeiramente, temos que reconhecer diante de Deus que temos permitido que ilusões invadam nossa mente e que elas tem contaminado nosso coração e nosso viver. Assim, ore para que seus pensamentos se voltem aos planos de Deus e não te levem ao pecado.


Além disso, devemos buscar obedecer ao que a Palavra nos diz, quando Paulo nos instrui: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." (Filipenses 4.8).


Portanto, substitua pensamentos ilusórios por momentos verdadeiros e bons que aconteceram em sua vida, troque aquilo que polui sua mente por orações ou, se você preferir, busque fazer algo produtivo para que você consiga se concentrar nas coisas do alto.


Que todos os nossos pensamentos venham a glorificar ao Senhor, não dando brecha para que pensamentos não nos façam cair em pecados!

 
 
 

Comments


bottom of page