top of page

O que tem entrado em seu coração

  • siteieca
  • 21 de mai.
  • 1 min de leitura

Provérbios 4 foi escrito por Salomão em um tom mais paternal, onde ele nos aconselha sobre a importância de buscarmos a Sabedoria acima de tudo. Em diversos momentos, ele compara a vida sábia com um caminho seguro e a vida insensata com um caminho perigoso, além disso incentiva a guardá-la de forma segura em nosso coração, mostrando como ela nos mantém protegidos das veredas dos ímpios.


O versículo 23 é o ponto chave em que ele revela a principal fonte que irá ditar como conduziremos nosso caminho:


"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida" (Pv 4.23)


Nosso coração não é apenas um órgão ligado aos sentimentos, mas também representa nossa mente, vontade e decisões e por isso precisamos protegê-lo, pois é dele que se originam todas as nossas ações.


Se alimentarmos o coração com coisas boas (sabedoria, palavra, amor de Deus), nossas ações refletirão isso. Mas se permitirmos que coisas ruins entrem (ódio, mentira, egoismo), toda a nossa vida será afetada.


Por isso, precisamos estar atentos ao que deixamos entrar em nosso coração. Desde coisas simples como filmes, séries, ou até conversas que não edificam e amizades que nos afastam de Deus.

Também devemos proteger nossas emoções, não permitindo que ressentimentos e mágoas criem raízes em nós.


Portanto, guardar o coração é ser intencional sobre o que entra (informações, emoções) e sobre o que permanece (Palavra de Deus, fé, valores) dentro de nós, para nos tornarmos mais parecidos com Jesus.

 
 
 

Comentários


bottom of page