Falar é dar forma aos pensamentos e verbalizar o pensamento é essencial para melhor o compreender, segundo Margarita Correia, doutora em linguística portuguesa. Deus criou um complexo aparelho fonador no ser humano e, como vemos ao longo da Bíblia, especialmente em Salmos, por exemplo, as falas tem uma participação importante no nosso relacionamento com o Pai. Deus nos criou para ter relacionamentos com outras pessoas e com Ele, e as palavras são essenciais para que tenhamos boas relações, uma vez que traduzem conceitos presentes nos pensamentos.
Mateus 12.34 nos alerta que a boca fala do que está cheio o coração, ou seja, vamos falar daquilo que vivemos, pensamos, lemos, vemos, etc. Logo, se nosso coração estiver cheio de vivências, pensamentos e leituras sobre Deus, nossas palavras vão transmitir nossa adoração ao Senhor! Então, linguística e espiritualmente, nossas palavras nos ajudam a entender a profundidade do que dizemos e concretizam nossa adoração, dando a ela forma e som.
Davi clama, em Salmos 19.14: "que as palavras de seus lábios e o meditar de seu coração sejam agradáveis a Deus...", dando ênfase na importância de render nossas palavras a Deus. Nossas falas devem ser agradáveis a Deus e nossas sentenças devem ser para a glória Dele, seja em oração, adoração, conversas com amigos ou interjeições. Devemos, por meio das nossas falas, bendizer ao Senhor, em todas as circunstâncias!
Compreendendo como nossas palavras nos ajudam a dar forma ao que está no nosso coração, devemos nos atentar a elas e desenvolver um hábito de bendizer o nome do Senhor ao buscarmos usar palavras boas, justas e agradáveis. Nossas palavras devem ser usadas para adorar a Deus, em todos os contextos em que são utilizadas!
Comments