O servir é para todos
- siteieca
- 20 de ago.
- 2 min de leitura

Você já se pegou tentando fazer tudo sozinho, mesmo quando há pessoas para te ajudar? No filme "Um senhor estagiário", Jules, a criadora de um site de vendas de roupas bem sucedido, sempre tenta estar em todos os lugares e corre de um lado para o outro. Apesar de ter uma equipe, ela acreditava que, para tudo dar certo, ela mesma teria que fazer. Isso acabava sufocando os dons dos outros e impedindo-os de crescer. Na igreja, muitas vezes, nós agimos da mesma forma em nossos ministérios.
Mesmo com boas intenções, isso pode atrapalhar a participação de outras pessoas, o que contribui para que outros dons dos membros da igreja não sejam usados. Somos corpo de Cristo "porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, constituem um só corpo, assim também é com respeito a Cristo" (1 Coríntios 12.12) e não devemos "monopolizar" o serviço, pois todos têm uma função no corpo.
Além disso, no filme, a assistente de Jules, Becky, fica relutante em aceitar a ajuda de Ben, o novo estagiáro, porque tem medo de perder seu espaço. Nós também podemos ser movidos por nosso orgulho que nos leva a nos sobrecarregarmos com funções. Mas Filipenses 2.3 nos mostra: "Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo", ou seja, a humildade permite que os outros também se desenvolvam no serviço.
Ao longo da trama, Jules também precisa trabalhar com Ben, mas, por ele ser um idoso, ela o ignora. Contudo, Ben conquista os colegas e se mostra proativo e sábio, então Jules passa a delegar tarefas para ele, o que a ajuda a aliviar a carga de trabalho. Gálatas 6.2 nos diz para levarmos a carga uns dos outros e assim estaremos cumprindo a lei de Cristo.
Portanto, assim como no filme, se apenas alguns fazem tudo sozinhos, não há partilha de cargas. Que possamos compartilhar nossas cargas e nos alegrarmos em servir com os outros, sendo gratos a Deus pelos irmãos em Cristo que, por meio dos dons dados por Ele, formam o corpo de Cristo.